segunda-feira, 29 de março de 2010

A importância do silêncio(Aldo Novak)


Pense em alguém que seja poderoso.Essa pessoa briga e grita como uma galinha ou olha e silencia, como um lobo?Lobos não gritam.Eles têm a aura de força e poder.Observam em silêncio.Somente os poderosos, sejam lobos,homens ou mulheres,respondem a um ataque verbal com o silêncio.Além disso, quem evita dizer tudo o que tem vontade,raramente se arrepende por magoar alguém com palavras ásperas e impensadas.Exatamente por isso, o primeiro e mais óbvio sinal de poder sobre si mesmo é o silêncio em momentos críticos.Se você está em silêncio,olhando para o problema,mostra que está pensando,sem tempo para debates fúteis.Se for uma discussão que já deixou o terreno da razão,quem silencia mostra que já venceu,mesmo quando o outro lado insiste em gritar a sua derrota.Olhe.Sorria.Silencie.Vá em frente.Lembre-se de que há momentos de falar e há momentos de silenciar.Escolha qual desses momentos é o correto,mesmo que tenha que se esforçar para isso.Poalguma razão, provavelmente cultural,somos treinados para a (falsa) idéia de que somos obrigados a responder a todas as perguntas e reagir a todos os ataques.Não é verdade!Você responde somente ao que quer responder e reage somente ao que reagir.Você nem mesmo é obrigado a atender seu telefone pessoal.Falar é uma escolha, não uma exigência,por mais que assim o pareça.Você pode escolher o silêncio.Além disso, você não terá que se arrepender por coisas ditas em momentos impensados,como defendeu um pensador grego,mais de 300 anos antes de Cristo, ao afirmar:"Me arrependo de coisas que disse,mas jamais do meu silêncio".Responda com o silêncio, quando for necessário.Use sorrisos,não sorrisos sarcásticos,mas reais.Use o olhar, use um abraço ou use qualquer outra coisa para não responder em alguns momentos,você verá que o silêncio pode ser a mais poderosa das respostas.E, no momento certo, a mais compreensiva e real delas.

2 comentários:

  1. Você e seus textos bombásticos né... Sabe... Estou mesmo precisando aprender a calar! Essas palavras vieram bem a calhar!!!
    Como sempre... Obrigado!!! Bjus

    ResponderExcluir
  2. Sim meu queridooo...Saiba que eu também me encontro neste momento de silenciar,calar...É sempre o melhor a fazer...Que bom que gostou e se lhe serviu,fico feliz...Bjaum!!Sdds!

    ResponderExcluir