terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Padrões familiares...


Bom...já queria a algum tempo postar sobre esse assunto tão complexo,sério e complicado que são as repetições de padrões familiares...tenho pensado e analisado muito sobre isso desde que retornei à casa de meus pais.
Como devem saber (se não,digo agora) fui pedida em divórcio em julho do ano passado e desde então,morando com meus pais pude novamente ver de perto o dia a dia e a convivência dos dois...
Isso era uma coisa que sempre acontecia porém,na nossa adolescência, a gente está mais preocupado com os estudos,namorados,baladas e afins que não nos atentamos seriamente a isso.
 Meus pais são beeemmm tradicionais,religiosos e nossa criação não poderia ter sido diferente...
Estão casados a quase 40 anos,um matrimônio de altos e baixos.
Amo muito os dois porém me dou melhor com meu pai,ele é super brincalhão sabe,engraçado,mais fácil de dialogar e bem mais flexível que minha mãe.Ele têm seus defeitos,já traiu minha mãe(esse seria um motivo para guardar certa mágoa já que passei por isso e sei MUITO BEM o que minha mãe sofreu) mas é um homem honesto,trabalhador,NUNCA nos deixou faltar nada,sempre otimista mesmo nos momentos que me via no fim do poço...
Minha mãe,uma mulher do lar.Nunca precisou trabalhar,meu pai sempre a sustentou,ela optou por cuidar da casa e das filhas e isso não foi e nunca será vergonha alguma. Porém em alguns momentos da vida dela ela se arrependeu por não ter estudado,trabalhado,ter tirado carta(ela não dirige) e outros arrependimentos que não me lembro no momento...Mas mesmo assim tinha e tenho muito orgulho dela... Eu também tinha esse sonho e queria muito isso: casar,cuidar da casa,marido,filhos (meu sonho era ser mãe porém não consegui o período que fui casada e agora muito menos,fiz HTA). Lógico que sim né gente afinal,sou CANCERIANA manooo,hahaha...Me relacionei desde cedo porém me casei com um homem que conheci em uma sala de bate papos 8 meses depois...loucura né??Foi sim... Consegui de início ser o que queria até que vieram os sofrimentos,traições,surras...por necessidade comecei a trabalhar com ele,adquiri um pouquinho de liberdade,comecei a dirigir,e a terapia me salvou de vez. Hoje me arrependo,deveria ter estudado,me dedicado mais a mim mesma,mas ainda estou correndo atrás disso,nunca é tarde...Entendia minha mãe quando ela desabafava comigo que meu pai era ausente,trabalhava e era todo "animadinho e feliz" no serviço com os amigos mas quando chegava em casa,quase não conversava com ela e só queria dormir. Ouvia e entendia quando ela falava que ele era melindroso ,que tudo que falava com ele,ele se ofendia e fechava a cara,emburrava...mas daí,voltando pra cá pude perceber que as coisas não são bem assim..a convivência com ela é muito complicada e difícil...meu pai não tem liberdade para quase nada!!
Ele não pode fazer nada para comer pois ela se irrita com cheiro de comida,principalmente a noite...ele não pode assistir nada na TV pois tudo que ele gosta é imoral,chato,não agrada à ela.Ele queria uma dessas Smart Tvs e ganhou uma...mas pergunta se ele tem acesso à ela? Jamais coitado,ela se apossou e só assiste programas de animais ou aqueles do discovery home and health,rsrs...
Se ele chega em casa falante,contando "causos",fazendo perguntas ela se irrita e só da má respostas(patadas) nele e ele releva e fica quieto para evitar brigas.Se ele chega quieto,calado,vai dormir,reclama também...se ele planeja o cardápio do dia de folga dele ou pergunta o que fazer de almoço(ele que cozinha no dia de folga e eu adoroo pois é nosso dia juntos cozinhando e tomando uma deliciosa caipirinha,coisa de pai e filha,juntos,amo muito mesmo) ela já logo o responde mal dizendo que ele só pensa em comer ou seja,TUDOOO que ele faz ele é criticado.
Daí que comecei a ligar e relembrar das coisas sabe...minha mãe sempre foi assim,mandona,autoritária.Já disse,a amo muito mas essas coisas dela me incomodam ainda mais quando vejo como ele fica chateado com tudo isso e não tem voz para se impor...até tem mas não quer brigar.
Ok...ok...Vivian mas o que tudo isso quer dizer?Onde você quer chegar com todo essa "blá blá blá"?!?!
Tudo isso me fez repensar o MEU casamento!!
E é aí que entra a "REPETIÇÃO DE PADRÕES FAMILIARES"!
Meu casamento durou quase 14 anos,tiveram momentos bons e ruins...fui traída,apanhei,de começo não tinha voz e nem podia,pra nada... posso dizer que não tive culpa na maioria dos motivos porém...em algumas partes tive sim!
Analisando agora meus pais,começou a passar um filme em minha cabeça de como lidava e tratava meu EX MARIDO em alguns muitos momentos de nossas vidas juntos. Repeti padrões de minha mãe quando ele queria cozinhar a noite...repeti quando terminava de fazer faxina na casa e ele inventava de cozinhar algo,ou comer algo,ou tomar banho e eu logo armava um barraco com ele pois iria bagunçar a casa...repeti quando ele vinha conversar sobre algo,ou questionar ou até mesmo me apontar( e eu realmente estando errada) e eu já partia para a grosseria e gritaria..Repeti quando ele chegava em casa depois de um dia cansativo no escritório e ia tocar seu contra baixo,ouvindo os sons que ele gostava e eu ia lá e quebrava o pau para abaixar aquilo ou desligar ou mesmo reclamar do estilo que ele estava tocando(meu papito não pode fazer as coisas que gosta também). Eu jamais assumi meus erros e culpas(minha mãe também é assim na maioria das vezes) eu era difícil de pedir desculpas (minha mãe também é assim)...me vi nos padrões de prender o cabelo como ela(olha a loucura dissoooo) de relaxar com a maneira como me vestia em casa,de descuidar do meu corpo...Repeti quase cem por cento os padrões dela e hoje me envergonho um pouco sim afinal,tive a minha parcela de culpa...Nada que justifique ou chegue perto dos motivos que o levaram a me dar o pé na bunda mas...vai saber se não cooperaram não é??!!
Foi bom pois estou agora trabalhando isso internamente para quando encontrar um novo alguém,SE encontrar um novo amor,esses padrões não voltem a se repetir.
Tenho que pará-los e quebrá-los por aqui,DEFINITIVAMENTE!
E é isso...foi só um desabafo e eu seriamente precisava disso...CHEGA NÉ?!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário