sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Momentos...(Título original:Instantes...)


Se eu pudesse viver novamente a minha vida, 
Na próxima, trataria de cometer mais erros; não tentaria ser tão perfeito. 
Relaxaria mais, seria mais tolo ainda do que tenho sido; 
Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério. 
Seria menos higiênico, correria mais riscos, viajaria mais; 

Contemplaria mais entardeceres, 
subiria mais montanhas, 
nadaria mais rios. 

Iria a mais lugares onde nunca fui, 
Tomaria mais sorvete e menos lentilha. 
Teria mais problemas reais e menos problemas imaginários. 

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente, 
cada minuto de sua vida; 
Claro que tive momentos de alegria. 
Mas, se pudesse voltar a viver, 
trataria de ter somente bons momentos, porque, se não sabem, 
disso é que é feita a vida, 
Só de momentos; 
Não percas O AGORA. 

Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, 
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas; 

Se voltasse a viver, começaria a andar descalço no início da primavera e 
Continuaria assim até o fim do outono. 
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e 
Brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente. 
Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo. 
(Jorge Luiz Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário