sexta-feira, 13 de abril de 2012

Significados da sexta feira 13...

A palavra Sexta-Feira provém de deusas ligadas à fertilidade, casamento ou sexo. Todas elas com referencias à deusa romana do amor: Vénus.

Na época anterior ao cristianismo, a Sexta-Feira era uma dia afortunado. Era neste dia que se celebravam casamentos precisamente pela associação às deusas da fertilidade.
Com o cristianismo surgiu Freya , a mulher do sexto dia, que possuía um gato. Foi tida como bruxa, pelo que o dia passou a ficar associado ao mal.

Mas esta superstição remonta a tempos bem antigos e não tem uma história certa da sua origem, são várias...
Na Roma da antiguidade, à Sexta-Feira eram feitas as execuções.
No Cristianismo, contam as histórias, que foi à Sexta-Feira que Eva tentou Adão, ocorreu o Grande Dilúvio, o Templo de Salomão foi destruído e que Cristo foi crucificado (capítulo XIII, do evangelho de São João, na Bíblia).
Na Idade Média, o Sabbath das bruxas era às Sextas-Feiras.


Para outros a lenda começa na Escandinávia, diziam que existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr , sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demónio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa.


O mais engraçado é que hoje em dia esta superstição é universal, está em quase todas as culturas e nela acreditam ricos e pobres.
Existem muitas superstições, a própria sexta-feira 13 é uma delas, ainda me lembro de se ter medo de ligar o computador a uma sexta-feira 13, apanhava vírus ou avariava, sei de pessoas que alteravam a data na véspera.
Talheres cruzados, passar por baixo de escadas, atravessar-se um gato preto no caminho, a única coisa que está certa, é que a sexta-feira, antecede sempre o sábado e este o domingo.



Por isso desejo a todos uma óptima sexta-feira 13, se acreditarem que ela trás azar batam três vezes na madeira…

(Texto tirado do Recanto dos Amigos,Musica,Poema e Afins no Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário